segunda-feira, 18 de agosto de 2014

12 Coisas que aprendi nas minhas andanças por aí



Viajar é algo tão maravilhoso e de um enriquecimento pessoal tão bacana que, sério, eu poderia listar aqui no mínimo 50 coisas que aprendi durante essas minhas andanças por aí, mas pra não me delongar muito vou citar apenas 12.


1. Você não precisa ser rico pra viajar, acredite, existem opções de passagem, hospedagem, alimentação, e passeios para todos os gostos e bolsos em todos os lugarem do mundo, muitos até de graça, a dica e pesquisar, e a internet ta aí pra isso, use-a.




2. Você vai passar por alguns apuros, mais vai ter sempre alguém pra te ajudar. Imagine você se perder nas areias de Copacabana em pleno réveillon, sem celular e sem saber como voltar ao seu hostel? Pois é, isso aconteceu comigo e encontrei gente pra me emprestar um telefone e ainda me orientar a como pegar um transporte que me levasse são e salvo ao hostel.



3. Você fará amigos, muitos amigos, do mundo todo no hostel, e isso é fantástico, imagina ter oportunidade de conviver com diferentes culturas e costumes em um único lugar? Não sei vocês, mas eu adoro receber postais de mundo afora de amigos fiz durante minhas viagens e que estão viajando por aí.
Da esquerda pra direita: Tunísia, Japão, Pará, Porto Alegre, Itália e Goiás, e um mexicano que tirou a foto.

4.  A internet é a melhor coisa que já inventaram depois da coxinha de frango gente! Sério mesmo, mapas, comentários de hospedes a respeito daquele hostel que pretende se hospedar, cupons de desconto em atrações que pretende visitar, ou ainda pra falar com amigos e família, um beijo rede mundial de computadores!

5. Procure conhecer gente do local, é, manezinho da ilha mesmo, gente que nasceu ali, isso lhe trará não só um enriquecimento cultural fantástico, como pode lhe render boas economias e evitar que você caia numa fria, por que no mundo existe mais gente boa que ruim, mas acreditem turistas são presas fáceis para picaretas.

6. Caminhe, é se puder ande muito a pé, além de economizar com transporte, andar e descobrir o local a sua maneira é sensacional, e as vezes até se perder pode ser uma boa pra achar um cantinho, um local menos turístico mas que merece uma visita.

7. Visite o mercado municipal ou central e descubra mais sobre os costumes dos locais, alguns mercados passaram a receber tantos turistas interessados nesse tipo de passeio que se tornarão pontos turísticos eu confesso, mas ainda assim a muita gente dali que não está lá a passeio, e que faz as compras da semana ou do mês nesses locais.

8. Nem sempre os lugares mais badalados e super afamados são os melhores, eu por exemplo adoro Salvador, mas morro de amores mesmo pelas praias de Camaçari, que esta a pouco mais de 30 Km da capital Baiana, talvez seja justamente por não ser tão turística quanto, e assim eu possa ver como os locais se divertem, outra coisa bacana em locais digamos menos turísticos é que os preços não são exorbitantes.

Praia de Jacuípe no município de Camaçari, encontro do rio com o mar.
Jacuípe, município de Camaçari - BA.


9. Viajar não tem idade, não faça disso uma desculpa para não sair por aí e ver o mundo, nunca é tarde pra sair por aí e descobrir o que o mundo tem a nos oferecer, conheci gente de todas as idades, de vários lugares do mundo e todos com algo incomum, a sede por ver o mundo, conhecer gente nova, se divertir, se emocionar, experimentar novos sabores, dentre as inúmeras coisa que uma viagem pode proporcionar.

10. Você não precisa ir muito longe pra descobrir gente nova, lugares novos, novos costumes e fazer tudo aquilo que já disse aqui, as viagens de fim de semana para lugares próximos podem ser surpreendentes, e você não precisa cruzar o atlântico pra isso, eu por exemplo  conheço grande parte do brasil e até hoje não tirei um tempo pra conhecer Pirenópolis ou Alto Paraíso que são lugares magníficos visitados por turistas do mundo todo, e que estão aqui em Goiás, meu estado.
Pôr do sol rio Araguaia - São José dos Bandeirantes - GO
11. O preconceito é uma droga mesmo! "Argentinos odeiam brasileiros e vice versa", "franceses tem mal cheiro pois não tomam banho", "Salvador tem mal cheiro", "O Rio de Janeiro é super perigoso" já perdi as contas de quantas vezes ouvi isso dentre outros tipos de comentários preconceituosos quanto a algum povo ou lugar, é sério gente, até hoje todos os franceses que conheci tomavam banho sim e eram bem cheirosos, quanto aos argentinos só devo ter conhecido os legais que são apaixonados pelo brasil e pelo povo brasileiro, e olha que são muitos, já estive várias vezes em Salvador acredito que ah lugares sim que não cheiram muito bem, mas isso existe em toda grande cidade, quanto ao Rio de Janeiro vale o mesmo. O ponto é, não da pra generalizar gente, viaje de mente aberta e liberte-se dos preconceitos, tenha você mesmo a sua visão de mundo e só assim tome suas conclusões, se é que as terá.

12. Você vai sentir saudades de casa, e isso é maravilhoso, ter pra onde voltar depois de um temporada de aprendizado in loco sobre a história e costumes de um lugar e no retorno poder dividir isso com amigos e família é algo excepcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Viajantes